• seg. dez 11th, 2023

Botelho explica que criação de 3 vagas na AL está sujeita à redistribuição no Congresso

ByCandido News

ago 5, 2023


O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), disse que é de competência do Congresso Nacional a discussão sobre abrir mais três vagas no plenário da Casa após a divulgação do Censo 2022. O chefe do Legislativo mato-grossense explicou que, caso haja a redistribuição de cadeiras em Brasília, automaticamente são liberadas as cadeiras, passando de 24 para 27 o número de deputados estaduais.

“Essa discussão não cabe à Assembleia. Já consultei isso, precisa o Congresso Nacional fazer uma redistribuição do número de deputados federais. Se eles fizerem a redistribuição do número de deputados federais é automático”, declarou Eduardo Botelho à imprensa nesta semana.

O parlamentar disse que é contrário à medida. Porém, deixou claro que não é uma ação que vem de cima para baixo, sem recurso para proibição. “Eu, particularmente, acho que 24 está de bom tamanho, não precisa aumentar o número de deputados. Mas essa é uma discussão que não passa pela Assembleia. É uma discussão inerente ao Congresso”, pontuou o deputado.

A discussão aumenta o saldo de políticos na AL e também em Brasília, já que a bancada federal do Estado passaria de oito para nove. Botelho pondera que esse debate pode ser adiado para próximo das eleições de 2026, pois impactaria diretamente no número de representantes de outros estados com forte quórum no Congresso.

“Acredito que não vai mudar porque vai tirar vaga do Paraná, vai tirar vaga de estados muito fortes. Acredito que eles não vão mexer nisso, pelo menos nessa legislatura”, avaliou Botelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *