• sex. dez 8th, 2023

Dia D da Vacinação acontece neste sábado em todas as unidades de saúde de Cuiabá

ByCandido News

set 21, 2023

Sábado, dia 23 de setembro, é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação em Cuiabá. O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá fez uma programação para que todas as 66 unidades básicas de saúde com sala de vacina estejam abertas, das 8h às 16h30, sem pausa para o horário do almoço. Essa ação tem como foco as crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

“Estaremos com todas as nossas unidades com sala de vacina preparadas para receber as crianças e adolescentes. Atualizar as vacinas é muito importante. É mais que proteção, é um gesto de carinho das mães, pais e responsáveis”, reforça a cointerventora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Catarina Amorim. 

Catarina destaca que os pais podem procurar com tranquilidade a unidade básica de saúde com sala de vacina mais próxima de casa. “Os espaços para vacinação fechados antes da intervenção foram reabertos para que o morador de Cuiabá possa ter o serviço o mais próximo possível de onde mora, com todas as vacinas garantidas para a população”, diz.

Dentre as vacinas do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, apenas a BCG não estará disponível no Dia D, pois para ela há um cronograma, com datas e unidades específicas, por causa da baixa disponibilidade nacionalmente. 

Além das crianças e adolescentes, adultos e idosos que queiram colocar as vacinas em dia podem ir até as unidades neste sábado. 

Durante a semana

O serviço de imunização está disponível nas 66 unidades básicas de saúde de Cuiabá com salas de vacina no horário normal de atendimento, com exceção da vacina BCG e da tríplice viral, que são disponibilizadas em um cronograma especial. 

A BCG está disponível de forma escalonada em 14 unidades básicas de saúde, conforme programação abaixo, com dias da semana e horários de aplicação de cada uma. A Tríplice Viral está disponível em todas as unidades básicas de saúde às terças e quintas-feiras, dentro do horário de atendimento normal. 

Em caso de dúvidas sobre quais os locais e as vacinas estão disponíveis é só consultar a lista disponível no site do Gabinete de Intervenção.

Gabinete de Intervenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *