A primavera começa neste sábado, 23, com calor intenso, tempo seco e poucas chances de chuva em Cuiabá. O cenário se repete para as cidades do interior de Mato Grosso. A nova estação vai até o dia 22 de dezembro. Nas próximas duas semanas, a Capital deve enfrentar temperaturas máximas de 41ºC todos os dias, com mínimas beirando os 28ºC e apenas 5% de probabilidade de chuva. Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o CPTEC, ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – veja abaixo.

Na última quinta-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho devido à onda de calor que afeta o Brasil. O sinal representa “grande perigo” para nove estados do País, entre eles Mato Grosso. Cidades como Cuiabá, Rio de Janeiro e Palmas (TO) estão entre as capitais que devem ser mais atingidas pela onda de calor. O alerta é válido até as 18h de domingo, horário de Brasília.

Segundo o instituto, um alerta vermelho,é emitido diante da expectativa de um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Ou seja, há risco à saúde. ” Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias”, informa o Inmet. Essa onda de calor é causada por massa de ar quente, que bloqueia a atmosfera e impede a livre passagem das frentes frias e outros sistemas meteorológicos que provocam chuva.
Cuidados
Diante do cenário preocupante, as recomendações básicas são: abuso na hidratação, evitar atividades físicas nos horários mais quentes, evitar exposição ao sol nesse período e pegar leve na alimentação. O calor extremo diminui a umidade relativa do ar, podendo levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Por isso, o uso de umidificadores é altamente recomendado. Por fim, use filtro solar.
