Tradicionalmente, a primavera é conhecida por ser um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, mas a iminente chegada de um El Niño de forte intensidade traz desafios ao Centro-Oeste brasileiro, uma vez que o fenômeno provoca mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera.
É esperado um aumento considerável nas temperaturas e uma diminuição na quantidade de chuva neste mês de outubro. Por ora, os institutos de previsão do tempo trazem dados confortáveis aos cuiabanos e mato-grossenses diante da forte onda de calor que foi brevemente interrompida durante a última semana.
Neste sábado (30), por exemplo, a máxima prevista em Cuiabá é de 36ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima fica em 26ºC e a umidade do ar entre 40% e 75%. O conforto vem mesmo do céu nublado e da possibilidade de chuvisco ou pancadas de chuva durante todo o dia. É de 80% a probabilidade de precipitações.
No domingo, primeiro dia do mês de outubro, a promessa é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros, contudo, continuam na casa dos 35ºC, com mínima seguindo a média de menos 10ºC em relação à máxima, ou seja, 25ºC. O cenário da umidade do ar se repete.
Importante destacar que nesses dois dias, segundo o Inmet, os ventos sobre a capital mato-grossense devem ser fracos ou moderados, diminuindo as chances de estragos causados por qualquer pancada de chuva. Fica em 90% a probabilidade de chover na região.
O Climatempo, por sua vez, lembra que o sol deve aparecer entre nuvens e pode ocorrer chuva passageira durante o dia, o que cria o cenário ideal para a grande probabilidade de formação de arco-íris na região. À noite, o tempo fica firme no fim de semana.
Quem pensa em subir para Chapada dos Guimarães, a 60 km de Cuiabá, pode pegar temperatura máxima de 33ºC, com grandes chances de chuva durante o dia. Por lá, o tempo é sempre mais fresco e não será diferente no sábado e domingo.
Na Baixada Cuiabana, em cidades como Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e o distrito de Bonsucesso, os termômetros marcarão 35ºC ou 36ºC, também com céu encoberto e possibilidade de chuva.
Conforme o prognóstico climático elaborado pelo Inmet, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a tendência para a primavera é de retorno gradual da chuva, mas ainda de forma irregular, em que volumes acima da média histórica são previstos como favoráveis para o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.
Já em Mato Grosso, centro-norte de Goiás e no Distrito Federal, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica. Quanto às temperaturas, a previsão indica condições favoráveis de temperaturas acima da média climatológica nos próximos meses.
Vai ter mais ondas de calor?
A resposta é: sim! O risco de novas ondas de calor é altamente provável, especialmente durante o mês de outubro. A previsão indica a atuação de sistemas de alta pressão atmosférica – impedindo a formação de nuvens de chuva – estacionados sobre o Brasil durante outros períodos até o final da primavera, gerando novas situações de bloqueios atmosféricos, e, consequentemente, novas ondas de calor.