• seg. dez 11th, 2023

Câmara cassa mandato de vereador acusado de perseguição e crime de homofobia em Mato Grosso

ByCandido News

out 20, 2023

Por 6 votos a 3, a Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos cassou o mandato de Claudiomar Braun (PSB) na quinta-feira (19). Ele enfrentou um processo por quebra de decoro parlamentar após ser acusado de crime de homofobia contra o colega de parlamento Leandro Budke (MDB), que é o presidente do Legislativo da cidade.

Além da cassação, Claudiomar enfrenta ainda uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Conforme o inquérito policial, Claudiomar “com consciência e vontade, praticou discriminação ou preconceito em face da vítima Leandro Budke, por meio de rede social, utilizando-se de elementos referentes à sexualidade, de forma reiterada e contínua”, diz trecho da denúncia do MPE.
Com consciência e vontade, praticou discriminação ou preconceito utilizando-se de elementos referentes à sexualidade, de forma reiterada e contínua
O anúncio da decisão foi feito pelo advogado Rodrigo Cyrineu em suas redes sociais e repostado pela deputada estadual Janaina Riva, secretária-geral do MDB.

Em julho, Budke registrou boletim de ocorrência contra o Claudiomar alegando ser vítima de injúria, perseguição e homofobia desde outubro de 2021. No registro, ele cita três episódios específicos, sendo que o primeiro teria ocorrido em um grupo de Whatsapp da Câmara.

Uma das ocorrências, segundo o boletim, teria sido neste ano na sede do Legislativo municipal, durante uma reunião de vereadores. Ele ainda cita um ataque que teria ocorrido no último dia 3 na frente do Parlamento, na presença de outros parlamentares

Na ocasião, Claudiomar teria dito em alto e bom som “odeio veado” e outras expressões de baixo calão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *