• seg. dez 11th, 2023

Mato Grosso está entre os seis estados brasileiros que aderem feriado de Consciência Negra

ByCandido News

nov 8, 2023

Mato Grosso está entre os únicos seis estados brasileiros que aderem ao feriado de 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra. Apesar da luta histórica pela igualdade racial, a data não é considerada feriado nacional e é entendida, a partir do ponto de vista legal, apenas como um “dia de reflexão”.

A data lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695.

Em Mato Grosso, o dia é oficialmente celebrado em razão da Lei n° 7.879/2002. Apresentado em plenário da Casa de Leis em regime de urgência no dia 19 de novembro de 2002, o projeto passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) dias depois, sendo aprovado em última votação no dia 28 do mesmo mês.

Em 27 de dezembro de 2002, a lei estadual foi sancionada pelo governador à época, José Rogério Salles. A data também é feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, são cerca de 1.260 municípios, segundo a Fundação Cultural Palmares.

CONTEXTO HISTÓRICO

O 20 de novembro, definido como Dia da Consciência Negra no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011, foi idealizado na década de 1970 pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS).

Entre as cidades com leis municipais do feriado de 20 de novembro estão as capitais Cuiabá e Goiânia (GO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *