• sex. dez 8th, 2023

ByCandido News

nov 17, 2023

O calorão sempre esteve na boca do povo, principalmente os cuiabanos, mas ultimamente tem se tornado difícil não falar sobre ele todos os dias. Os levantamentos feitos pelo instituto meteorológico ClimaTempo têm apontado temperaturas altíssimas em Mato Grosso, com previsões de máximas alarmantes, e ficar sem se refrigerar durante esse período é impossível. Por isso, vale a pena aderir a algumas medidas que podem auxiliar para não ser surpreendido na hora em que a conta de energia chegar.

Diferente do que muitos pensam ou imaginam, o consumo consciente não se resume ao fato de ter que parar de usar um equipamento, pelo contrário, diz respeito à forma com que esse equipamento está funcionando. A coordenadora de leitura da Energisa, Gabriela Paes, explicou sobre como manter um ambiente agradável sem precisar apelar para o modo turbo do ar-condicionado, por exemplo.

“A gente sempre pede para que as pessoas utilizem esses hábitos: se tem um ar condicionado, mantenha o ambiente fechado e coloque no 23ºC”, comentou.

Além disso, Gabriela também falou sobre outra dúvida: aquele famoso pensamento de que o aparelho de ar não vai refrigerar adequadamente se não estiver em temperaturas baixas, de preferência menores que 23ºC. A coordenadora até brincou: “eu sei que tá todo mundo querendo colocar no 17ºC” e esclareceu que certas medidas não só melhoram o funcionamento do ar-condicionado como também diminuem os gastos na conta de energia elétrica.

“Não é que ele não funciona, ele vai funcionar normalmente, mas no 17ºC ele vai gastar mais do que ele gastaria nos 23ºC”, disse.

Outro ponto abordado por ela é sobre o costume que alguns moradores possuem em desligar o ar-condicionado quando o ambiente já esfriou na intenção de economizar nos gastos. Para surpresa de muitos, essa atitude tem mais prejuízos do que vantagens, o que promove ainda mais a necessidade de manter o aparelho na temperatura ideal local, que seria os 23ºC.

Gabriela alerta: “não faça isso. O equipamento tem um sistema de compensador, então, ele só vai desligar quando o ambiente chegar naquela temperatura que você colocou. Ele desliga, liga, desliga e liga. Quando tá muito calor, ele fica mais tempo ligado do que desligado e se você desliga esse equipamento, quando ele retornar a ligar, ele vai gastar mais tempo ligado para colocar naquela mesma temperatura. Então, você acaba gastando mais quando você desliga o equipamento e liga de novo”.

Vale lembrar que essas e outras questões também podem ser consultadas por meio dos canais de atendimento da Energisa, são eles:

Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
Gisa: https://gisa.energisa.com.br/
Site: https://servicos.energisa.com.br/informacoes-contato/home
Call Center: 0800 646 4196.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *