qua, 24 de abril de 2024 04:59

Arsec alerta sobre consumo consciente durante período de estiagem

Com o clima seco e temperaturas mais elevadas, há um consumo maior de água. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste mês, Cuiabá registrou novo recorde de temperatura máxima, chegando a 40,4°C, sendo a cidade mais quente do país no ano.

Por esse motivo, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) alerta a população sobre o uso consciente do recurso, para garantir que a distribuição do abastecimento seja efetiva neste período. “Durante a estiagem, temos um aumento do consumo de água, devido ao clima seco e quente. Entretanto, é importante redobrar o cuidado na utilização da água nesse tempo, evitando o desperdício”, comenta o diretor-presidente da Arsec, Vanderlúcio Rodrigues.

Ele ressalta que a Arsec trabalha junto à concessionária para que se otimize o sistema de abastecimento para diminuir as perdas e aumentar a produção de água, para melhorar a distribuição.

Porém, é essencial que seja feito o consumo consciente, tanto para garantir o abastecimento quanto para preservar o recurso. Por isso, Vanderlúcio orienta a população a evitar o desperdício, adotando atitudes conscientes no cotidiano, como fechar as torneiras durante a escovação dos dentes ou ao ensaboar a louça e reduzir o uso de mangueiras.

Confira mais ações conscientes que garantem a preservação da água e asseguram o abastecimento:

-Utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis;
-Utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral;
-Utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia. Um ciclo desse equipamento consome, em média, 144 litros de água;
-Evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas;
-Reduzir o tempo no banho. Em apenas 5 minutos, se ensaboando com o chuveiro desligado, é possível ter uma higiene completa.
-Para vazamento nas vias públicas, a população deve acionar a concessionária via canais de atendimentos: Call Center 0800 646 6115 (ligação, gratuita) e Whatsapp (65) 99276-6008. O atendimento é 24 horas por dia para realizar manutenções e reparos das redes de distribuição, inclusive finais de semana.

Caso a soliticação não seja atendida, entre em contato com a Ouvidoria da Arsec no site, no 0800 646 2728 ou no Whatsapp (65) 98463-5539.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias