Logotipo

dom, 25 de fevereiro de 2024 08:20

CGE promove ações de fortalecimento da saúde mental de servidores


.

Em tempos de pandemia e isolamento social, torna-se ainda mais urgente a necessidade de aprofundar o debate sobre a atenção psicossocial em saúde mental. Reforçar os mecanismos de sensibilização, de acolhimento e de atenção especializada, com o propósito de prevenir a depressão e o suicídio.

Nesse cenário, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por meio do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho, deu início, nesta quinta-feira (10.09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, à programação interna alusiva ao Setembro Amarelo, com a distribuição do laço símbolo da campanha.

A ação defende que a melhor forma de se evitar o suicídio é através do diálogo. “O objetivo é sensibilizar para mudar o olhar para o outro e para nós mesmos. A diferença deste Setembro Amarelo para os outros anos é que, se o suicídio antes já era uma espécie de pandemia, com muita gente com vazio existencial e em busca de alívio para sua dor, isso foi potencializado por conta do isolamento social. Então, da mesma maneira que isso foi potencializado, nós precisamos também potencializar o nosso olhar, o nosso olhar carinhoso, o nosso olhar mais humano para o nosso colega, para nós mesmos”, explica a psicóloga da CGE, Rita de Cássia França Teixeira Nogueira, membro do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho.

Seguindo essa orientação, a programação do Setembro Amarelo, por intermédio do Programa Viver com Qualidade da CGE, contará com ações ao longo do mês para fortalecer o debate sobre o tema, que ainda é considerado um tabu. A ideia é desmistificar e orientar sobre questões afetas ao suicídio por meio da divulgação eletrônica de material didático e da realização de palestras virtuais para aos servidores da CGE e das Unidades Setoriais instaladas no prédio da Controladoria (Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde e Unidades Setoriais de Correição da Perícia Oficial e Identificação Técnica, da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Saúde).

Destaque da programação para a palestra virtual “Saúde de Corpo e Alma”, a ser ministrada pelo professor Tiago Amorim, mestre em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, autor de três livros na área de filosofia e literatura e fundador da Escola de Formação Humana. A palestra virtual será realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). 

Apoio psicossocial

Além disso, de forma permanente, o Comitê Setorial de Saúde e Segurança da CGE está à disposição para quaisquer orientações e atendimentos à distância ao servidor da Controladoria e da Unidades Setoriais instaladas no prédio, seja por meio de ligação telefônica ou e-mail. O próprio servidor pode fazer contato por telefone ou e-mail e requisitar o atendimento, ou também por meio do chefe imediato.

Fonte: GOV MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias