Logotipo

qui, 29 de fevereiro de 2024 05:42

Gabinete Estadual de Intervenção divulga cronograma de obras de reforma em unidades

O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá começou as obras em seis das 30 unidades que serão reformadas e entregues até dezembro de 2023. Até o final deste mês, mais sete unidades de saúde estarão em obras.

As seis unidades que estão com as obras em andamento são: Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Imperial, Unidade Básica de Saúde Campo Velho, Unidade de Saúde da Família (PSF) do Ouro Fino/Serra Dourada, PSF Despraiado, PSF Novo Mato Grosso e USF São Gonçalo.

Conforme a interventora Danielle Carmona, as reformas estão sendo iniciadas gradativamente e até novembro todas as 30 unidades de saúde estarão com as obras em andamento.

“Estou acompanhando de perto as obras e o planejamento dos trabalhos em todas as unidades. Praticamente todas as unidades de Saúde do município de Cuiabá estão em situação precária e nosso objetivo com as reformas é entregar ambientes com alto padrão de qualidade”, destaca a interventora Danielle Carmona.

O planejamento das obras de melhoria foi montado de forma que o atendimento à população tenha continuidade em locais temporários e que as reformas sejam realizadas com mais eficiência e otimização de recursos.

Para essas obras, o Gabinete de Intervenção contará com mão de obra de reeducandos, de uma construtora que mantém contrato para a prestação de serviços à Secretaria Municipal de Saúde e com equipes próprias da pasta, sendo que cada frente ficará responsável por unidades diferentes.

Serão reformadas as seguintes unidades: PSF Terra Nova/Canjica; PSF Três Barras; PSF São João Del Rey; PSF Baú/Lixeira; PSF Cidade Verde; PSF do Distrito de Nossa Senhora da Guia; PSF Jardim Vitória I; PSF Residencial Coxipó III; PSF Quilombo; PSF Despraiado; PSF Novo Mato Grosso; PSF Ouro Fino / Serra Dourada; PSF Bela Vista; PSF Praeiro; PSF Jardim Independência; PSF Residencial Coxipó I e II; PSF Jardim Industriário I e II; PSF Altos da Serra I e II; PSF Jardim Colorado; PSF Pedregal e USF São Gonçalo.

Também receberão obras de melhoria o Centro de Saúde Jardim Leblon; o Centro de Saúde CPA IV; a UBS Jardim Imperial; a UBS Campo Velho; a UBS Ilza Terezinha Picolli; o Centro de Saúde Tijucal; a Clínica da Família, no Bairro CPA I; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do CPA III; e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Verdão. Está prevista também a retomada da obra do Centro Odontológico do Planalto, que aguarda o cronograma de entrega.

Conforme o cronograma, as entregas dessas unidades à população estão previstas para iniciar em setembro.

Visitas às unidades

Nas duas últimas semanas, a equipe da intervenção percorreu as unidades para verificar as condições dos imóveis. As 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que serão reformadas pelo Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá estão com estruturas precárias e ambientes insalubres, como goteiras, rachaduras e mofos.

As visitas aos locais também são realizadas para definir para onde serão transferidos os atendimentos no período em que as unidades estiverem em obras. As reformas foram autorizadas no dia 20 de julho pelo governador Mauro Mendes. 

Um dos prédios mais críticos é a da Unidade de Saúde da Família (USF) Canjica/ Terra Nova, que possui rachaduras por todos os lados, inclusive na fachada. A umidade deixa o local com odor intenso de mofo. Os banheiros não têm portas. 

Para o secretário da Associação dos Moradores do Bairro Três Barras, João Evangelista, a reforma do Posto de Saúde da Família (PSF) Três Barras era aguardada pela população há vários anos devido às péssimas condições do prédio.

“Isso aqui para nós é muito importante porque a população é carente. Isso aqui faz muitos anos que ficam dizendo que vão fazer e nunca fazem. As instalações da unidade são péssimas, os bancos e o bebedouro são uma tristeza. A vinda de vocês é uma honra para nós, a gente fica feliz, fica contente, porque vocês estão correndo atrás para melhorar para nós”, diz João Evangelista.

A comunidade do Três Barras cedeu o prédio da Capela para abrigar a unidade de saúde durante o período de obras. A unidade atende a população dos bairros Altos da Glória, Residencial Nova Canaã, Jardim Umuarama I e II, e Jardim Paraná.

O Posto de Saúde da Família (PSF) Residencial Coxipó III funciona em uma casa que foi adaptada conforme a necessidade, como um “puxadinho”. Os atendimentos funcionam em espaços improvisados. A estrutura não oferece conforto nenhum aos pacientes e servidores. A fiação fica exposta e os aparelhos de ar-condicionado são antigos já não funcionam. Logo na recepção, um balde coleta a água do ar-condicionado.

Gabinete de intervenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias