qua, 24 de abril de 2024 03:11

Polícia Federal ‘fecha’ Shopping Popular para operação; ninguém entra

Polícia Federal e Receita Federal deflagraram a operação Sing Off e ‘fecharam’ o Shopping Popular na manhã desta quarta-feira (15), com objetivo de desarticular uma quadrilha responsável por um esquema financeiro desenvolvido para pagar produtos estrangeiros vendidos nas bancas de eletrônicos do local. Esquema movimentou R$ 120 milhões. 

Além do Shopping Popular, as equipes estão em outras lojas de celulares e eletrônicos espalhadas pela cidade. No Shopping, por exemplo, a PF fechou o prédio. Trabalhadores só vão entrar no final da operação. 

Conforme a assessoria do órgão, ao todo são 180 policiais e 74 auditores-fisciais e analistas da Receita. São cumpridos 50 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, além de Ribeirão Preto (SP) e Ponta Porã (MS). 

Foram determinadas ainda a suspensão das atividades econômicas das empresas, bem como sequestro de bens e imóveis, além dos bloqueios de criptoativos e valores das contas bancárias. 

Investigação

PF e Receita Federal identificaram que o grupo investigado estava movimentando altos valores recebidos de comerciantes de eletrônicos nas contas de empresas de fachada, que estavam registradas em nomes de ‘laranjas’. 

Eles dissimulavam a origem e a finalidade de remessa de dinheiro ao exterior para pagamento de produtos eletrônicos. Em um ano e meio o esquema movimentou R$ 120 milhões. 

Os mandados de busca são cumpridos em endereços relacionados os comerciantes e aos fornecedores. Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho (Art. 334, do Código Penal), organização criminosa (Art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/13), evasão de divisas (Art. 22, parágrafo único, da Lei nº 7.492/86) e lavagem de capitais (Art. 1º, caput, da Lei nº 9.613/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Nome da operação
Sign Off é um termo em inglês que significa término, encerramento. Sua utilização como nome da operação faz referência a um de seus objetivos: encerrar o complexo esquema financeiro identificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias