ter, 30 de abril de 2024 14:48

Apenas 4,95% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Mato Grosso

A campanha de vacinação contra a gripe teve início a mais de duas semanas, porém, a procura tem sido abaixo do esperado. Conforme dados do Ministério da Saúde, em Mato Grosso apenas 58 mil pessoas foram imunizadas, número muito baixo, já que o total do público alvo do Estado, que é mais de 1,2 milhão de pessoas, o que corresponde a 4,95% de cobertura vacinal.

A vacina utilizada nesta campanha é trivalente, contendo três cepas de vírus em combinação, o que garante proteção contra os principais vírus em circulação no Brasil. É importante destacar que a vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando a imunização de diversos grupos de forma integrada.

Não são todas as cidades que apresentam baixíssima imunização. Em Cuiabá, por exemplo, 6,2%¨das pessoas estão imunizadas. Já em Várzea Grande 5,62%, sendo que Rondonópolis lidera a cobertura vacinal com 8,93%.

Os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas de 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora da terra indígena; quilombolas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores; integrantes das Forças Armadas; pessoas em situação de rua.

As vacinas Influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas. A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias