ter, 30 de abril de 2024 00:59

Líderes de organização criminosa de MT de tráfico internacional de drogas são alvos da PF

A Polícia Federal deflagrou em Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (28), a “Operação Pelos Ares” para repreção do tráfico internacional de drogas. A ação mira os principais líderes da organização e descapitalização através de apreensão de bens obtidos com os lucros de atividades criminosa e utilizados na lavagem de dinheiro, como um relógio da marca Rolex. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal, para cumprimento em cinco cidades do Estado, além de municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

As investigações tiveram início com a apreensão de 431 quilos de cocaína no município de Denise (219 km de Cuiabá), em 2018, além de uma aeronave, armas, munições, entre outros objetos. A partir dos levantamentos realizados Polícia Federal, ficou constatado que a aeronave apreendida foi adquirida por um grupo de traficantes para trazer o entorpecente ao território nacional (na fronteira Brasil/Bolívia por Mato Grosso) e, posteriormente, enviar o material ilícito para a região litorânea do país e, depois, ao exterior.

Durante as investigações, ficaram claras as movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade econômica declarada dos principais líderes do esquema criminoso, que se utilizam de ‘laranjas’ no intuito de dar aparência lícita aos bens provenientes do tráfico de drogas. A Justiça autorizou, dentre as medidas, o sequestro de cerca de R$ 40 milhões dos investigados.

Oitenta policiais cumprem na manhã desta quinta dois mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão e ordem de sequestro de bens imóveis, móveis e valores, expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso, nas cidades de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Cuiabá, Curitiba (PR), Alvorada (RS) e Conceição das Alagoas (MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias